Acampantonamento de Carnaval 2011

O Acampantonamento de Carnaval 2011 foi, finalmente, realizado na Mata da Machada, como há muito tempo se desejava. Este ano, com a muito importante ajuda do Centro de Educação Ambiental, da Câmara Municipal do Barreiro, foi possível realizarmos esta actividade no sítio natural mais significativo para os Camarros, entre os dias 4 a 8 de Março.

Partilhámos esta actividade com os Desbravadores do núcleo Lisboa Central. Os tições e companheiros da Central não se juntaram a nós desta vez. Foi com grande prazer que recebemos os nossos convidados.

O tema do Acampantonamento foi Encontros com Deus, e o responsável espiritual foi o Departamental da Juventude Adventista, Pr. Rui Bastos. O tema focava essencialmente dois aspectos: 1) a identidade dos jovens adventistas e 2) o chamado de Deus para o serviço.

As actividades estiveram ao cuidado dos dirigentes das diferentes faixas etárias, sendo que o Clube de Companheiros colaborou com as outras faixas etárias, sobretudo com os tições, na organização de algumas actividades. A cozinha foi conduzida pela nossa muito amiga Odete Rodrigues, que contou com o precioso auxílio de Fausto Rodrigues e Carmélia Alves. A logística esteve, sobretudo, a cargo da Raquel Alves e do Rúben Rodrigues.

Durante a semana que antecedeu esta actividade, os serviços de meteorologia estiveram a anunciar mau tempo para o período do Acampantonamento. Ainda assim, decidimos arriscar e montar o acampamento na Sexta-feira. Apesar da chuva que se fez sentir, a actividade correu às mil maravilhas. Os tições passaram os primeiros dias na Mata da Machada com os restantes e, durante a tarde de Domingo, transferiram-se para a nossa sede, na Rua Júlio Diniz, de acordo com a programação, para prosseguir com as suas actividades. Os restantes mantiveram-se acampados até ao último dia do Acampantonamento, sendo a primeira vez que tal aconteceu.

A Mata da Machada mostrou ser um excelente recurso para acampamentos deste teor. A sua enorme área, diversidade, relevo, proximidade, entre outras características, contribuiram para termos um dos melhores acampantonamentos até à data. Esta Mata tem uma importância histórica na identidade do movimento da Juventude Adventista a nível local, regional e nacional. Destaca-se por ter sido o local onde se realizou o primeiro acampamento nacional de jovens.

Temos algumas fotografias disponíveis na nossa Galeria de Fotos. Visita-as.

Written by

Deixe uma resposta