Funcionamento

As estruturas de funcionamento da JA estão, na sua base, ligadas aos “Agrupamentos Locais”, compostos pelos cinco clubes – Rebentos, Tições, Desbravadores, Companheiros e Séniores. Existem actualmente em Portugal cerca de 160 agrupamentos activos. Estes agrupamentos estão espalhados por todo o país, desde o interior à costa e às ilhas, do campo às cidades.

Os diversos agrupamentos estão reunidos em estruturas regionais, as CR’s – Comissões Regionais – que têm por função o desenvolvimento da formação dops dirigentes, a interacção entre os agrupamentos da região e entre os agrupamentos e a Associação. Existem, actualmente, quatro CR’s -Norte, Centro, Grande Lisboa e Sul. Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores existem Delegações que preparam futuras CR’s.

Por fim, existe a direcção nacional que tem por principais funções a gestão, o desenvolvimento, a formação dos dirigentes, a representação JA e a organização de eventos nacionais e internacionais.

Na área da formação de dirigentes, a JA assegura o funcionamento de uma escola nacional com o programa “Vinde Após Mim“, constituído por quatro etapas.

Written by

Deixe uma resposta