Retiro Espiritual

Os Companheiros estiveram em Retiro Espiritual no fim-de-semana de 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro. Esta foi a primeira grande actividade dos Camarros em 2009.

O retiro teve lugar no Parque de Campismo dos Picheleiros – Serra da Arrábida. Os Companheiros ficaram alojados na Casa Abrigo deste Parque, o que se revelou muito sensato, devido ao temporal que se fez sentir em toda a região, em especial na serra.

O tema deste retiro foi “Brilhar”, em consonância com o tema escolhido para a Juventude Adventista Portuguesa (2009).

Os responsáveis espirituais partilharam com os Companheiros mensagens bíblicas e momentos de meditação e oração, com o intuito de preparar estes jovens para um ano de actividades em que se pretende que os Companheiros tenham um papel fundamental no apoio aos mais novos e na gestão e dinamização das actividades.

A Casa Abrigo do Parque de Campismo dos Picheleiros, na Serra da Arrábida, tem muito boas condições. Possui três quartos, somando 25 camas no total. Possui uma grande área de convívio que inclui cozinha e sala com lareira. Tem uma pequena casa de banho de apoio e acesso interno às casas de banho do Parque. Também dá a oportunidade de os jovens estarem um tempo afastados das grandes povoações, com o privilégio de terem acomodações bastante satisfatórias, e de poderem explorar as potencialidades da Serra da Arrábida.

O grande temporal que assolou a serra durante o fim-de-semana do retiro não desfez o espírito dos Companheiros que conseguiram aproveitar estes dias de reflexão e convívio da melhor forma. Uma saída pela serra terminou com muita gente encharcada e com roupas cheias de lama, mas faz parte de um dos muitos bons momentos de confraternização. Os pontos mais negativos foram terem ficado sem electricidade e sem água na manhã de domingo, em consequência dos estragos provocados pelo mau tempo.

Durante o retiro, foi possível, também, delinear pormenores do Acampantonamento de Carnaval (final de Fevereiro), uma tradição dos Camarros desde há alguns anos a esta parte. Ficou decidido que o local do Acampantonamento seria no Parque de Campismo dos Picheleiros e definiu-se o programa.

No final, a actividade teve boa avaliação. Os Companheiros poderão continuar com as suas actividades de 2009 com a certeza de que Deus está ao leme da sua juventude do Barreiro.

Written by

Deixe uma resposta